terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Papais no Facebook: U Like?

Enquanto os adolescentes baixam músicas pela internet para ouvir em seus celulares cada vez menores, seus pais se divertem ouvindo canções do Roberto Carlos ainda em LP naquela velha vitrola empoeirada. Até bem pouco tempo, as discussões de gênero questionavam a possibilidade de homens e mulheres serem de planetas diferentes, elas de Vênus, eles de Marte. Hoje, com um mundo inteiro e toda a informação a um clique de distância, os pais parecem estar presos em um planeta distante da realidade da gurizada – criando uma nova discussão global sobre a relação pais e filhos.
Apesar da radical mudança imposta pelos ideais revolucionários da geração X em relação a seus antepassados, não há comparação com a mudança de ritmo, que estes atuais quarentões e cinquentões estão tendo de empregar para acompanhar seus filhos. A geração Y, totalmente digital, nem sabe o que foi o analógico, e devido à velocidade intensa das informações que a cerca, faz seus pais correrem, ou melhor, voarem, para estarem por dentro do seu mundo e compreender seu ritmo de pensamento.
Trata-se de uma tarefa hercúlea, no mínimo, estar atento ao que os filhotes estão fazendo. Já passou o tempo em que os pais conseguiam controlar os locais que seus rebentos frequentavam e suas companhias. E assim, emitir aqueles alertas de que não queriam que andassem com o fulano, porque ele usa drogas, ou com aquela menina que já está transando. Como são os pais modernos e até que ponto eles podem “controlar” o que seus filhos fazem?
A verdade é que hoje há também um seleto grupo de coroas antenados, eles aderiram ao Twitter, Orkut e Facebook, não se contentam com qualquer celular, detestam as músicas do século passado e buscam também um visual que os aproxime dos jovens. É a alternativa que faz alguns pais transmitirem confiança aos seus filhos, mostrando que eles podem ter não só uma relação de responsabilidade e hierarquia, como também ser amigos e confidentes.
Pais legais não tiram o computador de seu filho como castigo, mas sentam ao seu lado na frente da internet e acompanham o que eles estão fazendo. É uma forma moderna de dar atenção, sem repressão, de estar atento sem agir como um ditador implacável. Se antes pais e filhos não sentavam à mesa para conversar devido à rotina apertada de trabalho e estudos, hoje eles possuem o MSN até para organizar as tarefas do dia-a-dia. Pais modernos sabem a importância do diálogo e compreendem a necessidade de informar ao invés de proibir.

Um beijo pros meus pais, obrigada por serem meus melhores amigos!

Um texto escrito por mim e pelo Vini Severo (http://www.blogdovinisevero.blogspot.com/)

OBS: o título do texto nos dois blogs é diferente por motivos estilísticos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário