terça-feira, 29 de março de 2011

Lenha na fogueira?!

(um texto sobre a juventude brasileira, que de certa forma se encaixa em outras nações)

A geração Y brasileira é politicamente sedentária e sedenta.
Diz que não tem motivo pra discutir ou pensar em política, já que do jeito que está, está bom. Justifica todo o comodismo com um simples "nós não temos um motivo pra lutar". E mesmo confortavelmente jogada no sofá com um computador na mão, acha ruim que seus pais e avós tenham lutado pela igualdade de sexos, raças, credos e pelas oportunidades geradas nesse Brasil, que finalmente está virando o produto final do que eles começaram a construir no século passado. Não bastando a luta ter sido por motivos tão complexos eles a fizeram enfrentando regimes opressivos, regidos por conceitos defasados, arcaicos até.

Enquanto isso, nós reclamamos que não nos sobrou trabalho algum.
Algo que eu também pensava, até ontem ao ouvir, em plena TV aberta, as barbaridades ditas por um "representante do povo", detentor de um cargo público, eleito, sim, eleito com votos, votos das pessoas. É inacreditável. Deem PLAY, sim?



Enfim, eu não pude, até agora aprender a fazer uma revolução, mas quando algo me incomoda tão profundamente, eu uso as armas que tenho: bom senso e meu computador.- mesmo sabendo que não atinjo grande público, estou com a consciência limpa, fiz minha parte.
E àqueles que quiseram ou ainda quiserem me calar eu digo: não desisto de me expressar, tenho um motivo pra lutar!

8 comentários:

  1. E aí, menina.
    Concordo, sim, que há motivos pra lutarmos, que há muita coisa errada e tudo mais, mas não em exemplos como esse. Devemos lutar contra o absurdo que parte da ignorância. Esse cara tem, por mais abominável que seja, a crença política dele e a sua fundamentação. Ele ser eleito, é prova de que a extrema direita ainda tem força, mas é uma corrente política existente, e deve ser respeitada, infelizmente. A própria citação dele alí, que é um príncipio básico que Maquiavel formulou é um exemplo do preparo político que ele tem, mas utiliza pra esse lado tão radical político. É uma pena, mas é a ideologia dele, e deve ser respeitada...

    ResponderExcluir
  2. Conta comigo nessa luta. Depois que eu assisti ao vídeo, fiquei boquiaberta e não consegui acreditar que uma criatura despresível que nem essa ta roubando o dinheiro do povo. Estou oficialmente REVOLTADA! são com esses "exemplos" que a gente percebe que realmente ainda tem MUITA coisa errada nesse país!
    e parabéns Thai, tu arrasou com esse texto!

    ResponderExcluir
  3. caraa muito bom o blog, nesse pais muita gente vê coisas erradas e não faz nada depois fica reclamando que o pais não vai para frente, parabéns pelo texto e o video que deu para entender mais sobre o assunto,hehe

    ResponderExcluir
  4. "Maus costumes" ficou repetindo na minha cabeça...
    Se este ser tivesse uma exemplar educação não demonstraria seu lado homofóbico e idiota para rede nacional. Não tem que por lenha na fogueira não. Tem que por esse Bolsonaro na fogueira, isso sim!

    ResponderExcluir
  5. Trocaria os adjetivos sedentária e sedenta por desorientada e orfã. Não nego que falte movimentação juvenil na política, este "nós não temos um motivo pra lutar" é na verdade um "não sabemos como/sobre oque lutar". A qual movimento/organização políticos fomos submetidos ou pelo menos observamos de perto? Tenho exemplo de pais que foram ativos em suas juventudes e nem por isso me ensinaram como fazer, nem mesmo continuaram. É difícil esperar que alguem se interesse, organize e mais importante ainda, ofereça uma solução para que a reivindicação seja valida sem ter uma vivência. Quanto ao vídeo do bolsonaro, na minha opinião ele não presta, mas tenho certeza que pra muitos a forma que ele pensa é a certa, conheço muitos que pensam da mesma forma que ele, infelizmente.

    Obrigado por criar o debate e quero mais posts viu :)

    ResponderExcluir
  6. Pensei um pouco e cheguei numa comparação engraçada. O bolsonaro deve ser a representação moderna do que foram os monarquistas no período de implantação da república, vive ideologia do passado porque muito provavelmente seu meio social foi beneficiado assim como ele.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Thai. Não dá para calar diante de tamanho absurdo. E o pior é que ainda existem pessoas que confundem homofobia e racismo com ideologia. Homofóbicos e racistas nao merecem respeito.Merecem puniçao.

    ResponderExcluir
  8. Foi referido que a extrema direita é uma corrente política que deve ser respeitada. Deixo a pergunta: o princípio da tolerância deve se aplicar aos adversários da própria tolerância?

    ResponderExcluir