sábado, 4 de dezembro de 2010

Filmes x Livros

Em 1977 Clarice Lispector lançou um livro que marcou muito sua carreira, A Hora da Estrela, que 8 anos depois foi adaptado para o cinema no filme homônimo da diretora Suzana Amaral. Muito antes, em 1844, o francês Alexandre Dumas lançara a fantástica trama de O Conde de Monte Cristo, já adaptada para as telonas três vezes com as faces de Richard Chamberlain, Gerard Depardieu e Jim Caviezel dando vida a Edmond Dantès. Mais recentemente as sagas de J.K. Rowling e Stephenie Meyer tornaram-se febres mundiais, levando várias crianças e adolescentes a se interessarem pela leitura e a fazer filas em cinemas... tudo por seus amados bruxos e vampiros.
Mas clássicos das literatura e teen fevers a parte, hoje é dia de recomendar algo nacional, atual e de qualidade.
Em 1995 Patricia Melo lançou seu segundo livro "O Matador", um livro extremamente envolvente, que faz qualquer um mergulhar na história e não querer mais parar de ler. Não bastando a paixão pela trama, é inevitável apegar-se ao personagem principal cruel, inescrupuloso e psicopata Máiquel. No enredo, de forma inesperada, o protagonista se vê obrigado a pintar o cabelo de loiro devido a uma aposta, mas esta pequena mudança desencadeia uma turbulência comportamental, que o faz se sentir poderoso, a ponto de matar um homem. Como o primeiro alvo fora um ladrão do bairro, Máiquel passa a ser admirado e conseqüentemente sentir-se mais forte e poderoso - paralelamente a essa superficial ascenção o leitor pode acompanhar o drama pscicológico do matador, devido a sua nova posição perante a sociedade.
Para saber em que instigante final desagua esse enredo eu vos indico a leitura do romance. Mas para aqueles que não tem tempo suficiente para deleitar-se em um bom livro ainda fica a dica da genial adaptação para o cinema - agradabilíssima, mas que pessoalmente considero incomparável ao prazer da leitura.
No filme, intitulado O Homem do Ano e adaptado por Rubem Fonseca (autor do livro de contos, também sangrento, Feliz Ano Novo), a fidelidade ao livro é quase intocável, salvo algumas inevitáveis mudanças exigidas pelo mercado cinematográfico e o acréscimo de alguns personagens. Já no início do filme é perceptível a qualidade da película através do elenco de peso. A cena em que Máiquel apresenta-se, com a aposta paga, diante dos amigos é estrela por Murilo Benício (Máiquel), Cláudia Abreu, Wagner Moura, Lázaro Ramos, André Gonçalves entre outros. Também estão no casting os veteranos Paulo Cesar Peréio, Jorge Dória, José Wilker e Agildo Ribeiro e as aprendizes Mariana Ximenes e Natália Lage. A direção é de José Henrique Fonseca e a música de Dado Villa-Lobos.
Confesso que já fazia algum tempo da leitura do livro que eu descobri a existência do filme, como fora uma leitura extremamente marcante, minha expectativa diante do filme era grande, mas felizmente não fiquei frustrada. Mesmo percebendo todos os detalhes que diferenciavam O Homem do Ano de O Matador, mesmo achando que o filme deveria possuir mais algumas cenas do livro, mesmo dismitificando a imagem que eu criara dos personagens com a presença do rosto dos atores e mesmo sabendo o final da história - SIM MESMO DIANTE DE TODAS ESSAS DIFICULDADES, eu achei o filme fantástico e chocante! Afinal, é um filme premiado a nível nacional e internacional.
Fica a dica para quem não quer passar o fim de semana no tédio, ou para quem vai fazer vestibular na UFSM porque a leitura de O Matador é mínima obrigatória para o PS3.
Fica aí o trailler do filme, para quem ainda duvida dos meus imensos elogios à história.
PS: Fica também minha imensa raiva pelo nome do porco ter sido trocado de Gorba pra Bill. :(

6 comentários:

  1. A M E I o texto! desde as críticas aos livros e filmes à tua gramática impecável! auhaauahuahsuahsuahuahs
    e eu assisti ao Homem Do Ano há alguns anos atrás e o filme é realmente muito bom!
    beeijos kinky

    ResponderExcluir
  2. Alguem prestou atenção nas aulas de português do ano passado mesmo hein... rs

    ResponderExcluir
  3. Pois é, vai dar uma boa crítica de filme e de livros... Essa guria vai longe, que pena pra quem queria ela por perto haha

    ResponderExcluir
  4. Texto digno de Thaiana, o diamante do Carlos Mauricio HAHAHAHHA

    ResponderExcluir
  5. Pois é! Ela pode ser uma jornalista e tanto! Vocação ela tem! Bjs bebê....

    ResponderExcluir