terça-feira, 12 de abril de 2011

80's: uma época ORIGINAL


Não é novidade que eu gosto de assistir muitos filmes e exaltar aqueles que merecem.
Mas ultimamente uma certa "categoria" tem me despertado a vontade de colecionar dvd's: os "80's movies".

Vamos então, aos meus três 80's preferidos:

DIRTY DANCING - RITMO QUENTE (1987)
De Emile Ardolino. Com Patrick Swayze, Jennifer Grey.
Um filme que assisti, literalmente, incontáveis vezes. Quando pequena, tinha uma fita, que foi rebobinada milhares de vezes para ver e rever esse filme incrível. Coreografias lindas, uma trilha sonora memorável num cenário lindo. É a tradicional história de uma menina de classe média alta que se apaixona por um instrutor de dança que deveria ser seu "empregado". Enfrentando tudo e todos eles finalmente dançam a clássica The Time of my Life simbolizando seu final feliz. Naquela época era original, e apesar de ter dado idéia para vários filmes feito com câmeras de melhor definição, continua sendo ótimo. Essa música por sinal, ganhou o Oscar de Melhor Música de 1987 e o título de Filme Preferido da Thaiana Ardenghi de todos os tempos.



O PRIMEIRO ANO DO RESTO DE NOSSAS VIDAS (St. Elmo's Fire - 1985)
De Joel Schumacker. Com Rob Lowe, Demi Moore, Judd Nelson, Ally Sheedy, Emilio Estevez, Andrew McCarthy, Mare Winningham.
Os dramas de 7 jovens que ao sair da faculdade lidam com as dificuldades da vida adulta e lutam para manter o grupo unido. Entre vícios, amores não correspondidos e problemas familiares os sete dão rumo à suas vidas e apesar de todos os obstáculos que podem separá-los, eles os usam para fortificar a amizade. Um filme que te prende, diverte, emociona e faz pensar. Apesar da framboesa de ouro que o Rob Lowe ganhou pela má atuação ele tá lindo no filme. Sensacional.

O CLUBE DOS CINCO (Breakfast Club - 1985)
De John Hughes. Com Judd Nelson, Molly Ringwald, Emilio Estevez, Ally Sheedy, Anthony Michael Hall.
Outra história que inspirou e ainda inspira vários filmes e séries sobre estratificação social escolar. Nerds, patricinhas, valentões, jogadores de futebol e loosers tentando encontrar sua identidade e envolvendo-se apesar dos rótulos. Um filme lindo, com a tradicional cena da dança, ao som de We Are Not Alone. Aquele filme para nunca se cansar de rever. Um clássico incluso nas listas de 'melhores de todos os tempos' de órgãos de imprensa de grande visibilidade.

Esses são apenas os meus 80's preferidos, mas existem vários outros que valem a pena conferir, como A Garota Rosa Schocking, a trilogia do De volta para o futuro, Curtindo a vida adoidado, Flashdance, A lagoa azul (eu sei que vocês tem preconceito, mas com certeza já viram e se emocionaram), Karate Kid, Ghostbusters, The Outsiders, dentre tantos os outros filmes da melhor e mais original época dos filmes. Espero que vocês aproveitem e curtam essas minhas dicas.

PS: Ja vou lhes avisando que escreverei observações, comentários e curiosidades, sobre os filmes que eu mais gosto qualquer outra hora.

3 comentários:

  1. eu não tenho preconeito com lagoa azul, aacho mt lindo o amor dos dois meninos

    ResponderExcluir
  2. O Clube Dos Cinco é o melhor filme da vida do mundo! eu amo mesmo, de verdade! e eu queria ter vivido nos 80's!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que Curtindo a Vida Adoidado é o símbolo da época. Mas, pra mim, só se salva a trilogia De Volta para o Futuro, que considero uma obra prima.
    Ah... e o Emilio Estevez é irmão do Carlos Irwin Estevez (Charlie Sheen).

    ResponderExcluir